Guia Pedagógico Semanal (GPS)

Site: ESKADA | Cursos Abertos da UEMA
Curso: Formação para a Docência Digital em Rede
Livro: Guia Pedagógico Semanal (GPS)
Impresso por: Guest user
Data: sábado, 13 jun. 2026, 23:54

Descrição

O Guia Pedagógico Semanal (GPS) é um documento que o acompanhará ao longo do Curso e funcionará como um “mapa da formação” para si enquanto formando. Este GPS descreve o percurso de aprendizagem que lhe é proposto no contexto da sua classe virtual. 

Para além disso, é também um guia sobre os conteúdos, a estrutura do curso, das atividades propostas, a metodologia de trabalho a desenvolver e a avaliação.

Assim, deverá ser um elemento de consulta permanente.


1. GUIA PEDAGÓGICO (SEMANAL)



O Guia Pedagógico Semanal (GPS) é um documento que o acompanhará ao longo do Curso e funcionará como um “mapa da formação” para si enquanto formando. Este GPS descreve o percurso de aprendizagem que lhe é proposto no contexto da sua classe virtual.

Para além disso, é também um guia sobre os conteúdos, a estrutura do curso, das atividades propostas, a metodologia de trabalho a desenvolver e a avaliação.
Assim, deverá ser um elemento de consulta permanente.

2. ENQUADRAMENTO

A evolução das tecnologias e das redes de comunicação propiciaram o surgimento de uma sociedade reticular marcada por mudanças acentuadas na economia e no mercado de trabalho, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem.

A adoção de ambientes online no campo da educação e da formação tem dado provas do seu potencial, e por isso não é uma utopia considerar a Educação Digital em Rede, como uma oportunidade de inovação, de integração, inclusão, flexibilização, abertura, personalização de percursos de aprendizagem, mas esta realidade exige uma mudança de paradigma. Uma mudança que tem sido difícil de implementar e que agora, com a pandemia do COVID19, pode acontecer, devido às restrições impostas a nível dos contatos físicos nos territórios geográficos entre as comunidades educativas.

Este cenário exige, pois, que se pense em criar e desenvolver mais estruturas que respondam a estas mudanças e às necessidades da formação docente e de educação ao longo da vida, que realcem a realidade multifacetada, multidimensional, multidisciplinar e multicultural, assim como a articulação de saberes que se exige aos atuais professores/formadores, integrados nesta sociedade digital em rede.

Com efeito, a mudança de paradigma e de filosofia educacional para uma educação digital em rede exige uma política ativa de formação docente, de apropriação digital, para propiciar metodologias e práticas pedagógicas de qualidade, por meio de programas de formação com Tecnologias Digitais conectivas,  nos quais cada um pode transformar-se num co-produtor, contribuindo para fazer emergir novas ecologias educacionais.

Sendo a educação digital em rede um processo que se caracteriza pela conectividade, rapidez, fluidez, apropriação de recursos abertos e de medias sociais, é necessário desencadear processos educativos destinados a melhorar e a desenvolver a qualidade profissional dos professores. É preciso que tenhamos consciência, o que significa sentir e responder ao mundo com conhecimento.

É no quadro dessas necessidades ao nível da Docência Aberta e Digital que a Universidade Aberta, criou este programa de formação.

Espera-se que o percurso de formação do Curso de Formação para a Docência Digital em Rede permita aos formandos:

  • servir como apoio a educadores, escolas e instituições de ensino que enfrentam o imperativo de migrar do ensino presencial para a Educação Digital em Rede;
  • aceder a um ambiente aberto e interativo para estudo e pesquisa sobre as diferentes dimensões da Educação Digital em Rede;
  • desenvolver competências básicas para a concepção e organização de ambientes digitais de ensino-aprendizagem em rede; 
  • desenhar e desenvolver e-atividades em ambientes digitais de ensino-aprendizagem em rede.

3. TEMAS

Este programa de formação é constituído por três temas.

Tema 1: Educação e comunicação online e modelos pedagógicos virtuais; Tema 2: Plataformas e tecnologias digitais online; Tema 3: e-atividades de aprendizagem e avaliação digital online.


4. METODOLOGIA DE TRABALHO ONLINE

A comunicação entre formadores e formandos processa-se, sobretudo, no espaço virtual da plataforma, no entanto serão usadas em algumas das atividades, dispositivos e ferramentas externas a este espaço. Quando tal se verificar serão criados os mecanismos de suporte adequados.

Cabe ao formando responsabilizar-se pelo seu percurso de aprendizagem, sendo auto-organizado e ativo no processo.

A ação dos formadores assenta no apoio aos formandos na exploração dos temas a abordar e na clarificação de aspetos eventualmente mal compreendidos ou onde surjam dificuldades.

O empenhamento continuado dos formandos, a abertura aos pontos de vista dos outros, nomeadamente lendo e refletindo sobre as contribuições dos colegas, e a adoção de uma postura de clareza face aos formadores na explicitação de dúvidas são fatores decisivos para um percurso de trabalho bem-sucedido.

A metodologia de trabalho apoia-se na realização de atividades. Estas têm como suporte diferentes Recursos de Aprendizagem [textos, artigos, sites, vídeos].



5. RECURSOS DE APRENDIZAGEM

Durante o decorrer do curso serão facultados recursos online em diferentes formatos e disponibilizados na plataforma digital.

Moreira, J. A., Henriques, S., Barros, D., Goulão, F., & Caeiro, D. (2020). Educação Digital em Rede: Princípios para o Design Pedagógico em Tempos de Pandemia. Coleção Educação a Distância e eLearning. Lisboa: Edições Universidade Aberta.


 

 


6. AMBIENTES DE APRENDIZAGEM

As atividades de ensino-aprendizagem da formação decorrem na plataforma digital do curso e em interfaces online na rede. Todas as informações e atividades relativas à formação serão disponibilizadas em ambiente de classe virtual.

É privilegiada a comunicação assíncrona, com relevo para o fórum de discussão. Tendo em conta as leituras, o acesso à plataforma, o downloading de ficheiros, eventuais pesquisas, a elaboração de reflexões individuais e a participação nas discussões gerais, aconselha-se que cada formando vá programando o seu trabalho.



7. SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM

Esta planificação, organizada em tabelas, apresenta a previsão da distribuição temporal das várias temáticas de estudo, das atividades e respetivas orientações de trabalho, de modo a que possa planear, organizar e desenvolver o seu estudo. A lógica de trabalho, como se referiu acima, fundamenta-se sobretudo em períodos de estudo e trabalho individual a que se seguem desafios colocados pela equipa de formação.

Nota: poderão ser feitos alguns ajustes em função de situações imprevistas.



7.1. TEMA 1- EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO ONLINE E MODELOS PEDAGÓGICOS VIRTUAIS


Temática

EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO ONLINE E MODELOS PEDAGÓGICOS VIRTUAIS

Atividades

Atividade 1

Decorre entre

22 a 28 de novembro

 

 

Descrição

A atividade desenvolve-se em 3 fases:

1.ªfase: Auto-aprendizagem com base na leitura, análise e visualização dos recursos disponibilizados. Decorre entre os dias 22 e 23 de novembro.

2.ªfase: Discussão na Sala de Aula Virtual 1 Assíncrona (Fórum)- Decorre entre os dias 24 a 28 de novembro entre todos os participantes. A discussão decorrerá no fórum Ecossistemas e Ambientes Digitais em Rede e deverá ser orientada para a construção de um ecossistema digital de aprendizagem.

3.ªfase: Discussão na Sala de Aula Virtual Síncrona (Presença facultativa) - Decorre no dia 25 de novembro a partir das 18:00 (duração aproximada de 60 minutos).

Recursos

 

eBooks

eBook 1. Educar na Era Digital- A.W. (Tony) Bates (Capítulo 4: Métodos de Ensino Online, pp. 154-97). Leitura facultativa.

Versão original. Teaching in a Digital Age- A.W. (Tony) Bates (Chapter 4: Methods of teaching with an online focus, pp. 109-150).

 

eBook 2. Educação Digital em Rede: Princípios para o Design Pedagógico em Tempos de Pandemia Moreira, J. A., Henriques, S., Barros, D., Goulão, F., & Caeiro, D. (2020). (CAPÍTULO 1. Educação Digital, Ecossistemas de Aprendizagem e Modelos Pedagógicos Virtuais, pp. 4-17; CAPÍTULO 2. Comunicação e Colaboração Digital, pp. 18-25).


Doc1. MOREIRA, J. António, HENRIQUES, Susana, & BARROS, Daniela. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede em tempos de pandemia. Dialogia. n. 34, 351-364. Handle: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9756

Recursos de Apoio

Rec1.10+1 Recomendações Básicas para um Docente Online Iniciante

Rec2.5+1 Recomendações Básicas para um Docente Comunicar Online

Vídeos

Vídeo 1. Educação Aberta em Rede- Paulo Dias

Avaliação

Participação na Sala de Aula Virtual 1 (Assíncrona). 

 

 


7.2. TEMA 2- PLATAFORMAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS ONLINE

Temática

PLATAFORMAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS ONLINE

Atividades

Atividade 2

Decorre entre

 29 de novembro a 05 de dezembro

 

 

Descrição

A atividade desenvolve-se em 3 fases:

1.ª fase- Auto-aprendizagem com base na leitura, análise e visualização dos recursos disponibilizados (dia 29 e 30 de novembro).

2.ª fase- Discussão: Decorre entre os dias 01 a 05 de dezembro entre todos os participantes da turma. A discussão decorrerá na Sala de Aula Virtual 2 (Fórum).

3.ªfase: Discussão na Sala de Aula Virtual Síncrona (Presença facultativa) - Decorre no dia 02 de dezembro a partir das 18:00 (duração aproximada de 60 minutos).

Recursos

 

eBook 2. Educação Digital em Rede: Princípios para o Design Pedagógico em Tempos de Pandemia Moreira, J. A., Henriques, S., Barros, D., Goulão, F., & Caeiro, D. (2020). CAPÍTULO 3. Tecnologias, Conteúdos e Recursos Digitais (pp. 26-40)

 

Doc1. MOREIRA, J. António, HENRIQUES, Susana, & BARROS, Daniela. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede em tempos de pandemia. Dialogia. n. 34, 351-364. Handle: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9756

 

Recursos de Apoio

Rec3. Criação e Edição de Áudio, Vídeo e Animação.

Rec4. 5+1 Recomendações Básicas para um Docente Comunicar por Webconferência.

 

Vídeos

Vídeo 2. Tecnologias Digitais e Educação a Distância- José ANTÓNIO Moreira

Avaliação

Participação na Sala de Aula Virtual 2.  

 

 

 


7.3. TEMA 3- e-ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DIGITAL

Temática

E-ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DIGITAL ONLINE

Atividades

Atividade 3

Decorre entre

 06 a 12 de dezembro.

 

 

Descrição

A atividade desenvolve-se em 3 fases:

1.ª fase- Auto-aprendizagem com base na leitura, análise e visualização dos recursos disponibilizados (dia 06 a 07 de dezembro).

2.ª fase- Discussão: Decorre no dia 08 a 12 de dezembro entre todos os participantes da turma. A discussão decorrerá na Sala de Aula Virtual 3 (Fórum).

3.ªfase: Discussão na Sala de Aula Virtual Síncrona (Presença facultativa) - Decorre no dia 08 de dezembro a partir das 18:00 (duração aproximada de 60 minutos).

4.ªfase: Realização da e-atividade. Nesta fase, que decorre de 01 a 19 de dezembro, deverá construir uma e-atividade.

Recursos

 

eBook 2. Educação Digital em Rede: Princípios para o Design Pedagógico em Tempos de Pandemia Moreira, J. A., Henriques, S., Barros, D., Goulão, F., & Caeiro, D. (2020). CAPÍTULO 4. Atividades de Aprendizagem Digital (pp. 40-47); CAPÍTULO 5. Práticas de Avaliação Digital (pp. 48-60).

 

Doc1. MOREIRA, J. António, HENRIQUES, Susana, & BARROS, Daniela. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede em tempos de pandemia. Dialogia. n. 34, 351-364. Handle: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9756

Recursos de Apoio

Rec.5. Grelha de e-Atividade

Rec6. Grelha de Avaliação de Sala de Aula Virtual

 

Vídeos

Vídeo 3. E-atividades- Manuel Area Moreira

Vídeo 4. Uma introdução à Avaliação Digital

 

Avaliação

Elaboração de uma e-atividade. O espaço de submissão estará aberto até o dia 19 de dezembro.