Curso de
Gamificação Aplicada ao Ensino de Física
Sobre o curso
Este curso possibilitará o conhecimento da Gamificação como metodologia ativa, demonstrando formas de aplicação no ensino de Física, de maneira didática e interdisciplinar, tornando o aluno protagonista do seu processo de ensino e aprendizagem.
Conteúdo detalhado
UNIDADE I – INTRODUÇÃO
- A evolução da escola tradicional;
- Curva de Aprendizagem;
- A Gamificação nas Teorias de Aprendizagem.
UNIDADE II – METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO
- Aprendizagem baseada em projetos;
- Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom);
- Instrução por pares (Peer Instruction);
- Aprendizagem baseada em Games.
UNIDADE III – GAMIFICAÇÃO
- Gamificação na Educação;
- Gamificação e os nativos digitais;
- Gamificação no Ensino de Física.
UNIDADE IV – APLICAÇÕES DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
- Como aplicar?
- Roteiro de aula “Gamificada”.
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – ODS
A temática deste curso está direta e transversalmente conectada com direitos conquistados pela humanidade. Tais direitos, estão intrinsecamente
representados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Estes,
presentes na Agenda 2030, que tem como tema “Transformando Nosso Mundo”. A Agenda, um plano global para o desenvolvimento sustentável, foi assumida por 193 estados-membros que constituem a Organização das Nações Unidas - ONU. Saiba mais em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs e https://ods.uema.br/.
O ODS correlacionado com o curso é:
Faça login para se inscrever neste curso
Duração do curso
40h
Público-alvo
Estudantes, professores, profissionais do setor público e privado, comunidade em geral.
Nível de dificuldade
Básico
Gamificação Aplicada ao Ensino de Física está licenciado com uma Licença Creative Commons.
Atribuição - NãoComercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://eskadauema.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://eskadauema.com