Espaço de ajuda e feedback

Espaço de ajuda e feedback

por Coordenação Eskada -
Número de respostas: 384

Caro(a) cursista,

Este espaço foi criado para você postar suas dúvidas. Porém, antes de postá-las, verifique se ainda não foram respondidas por algum dos professores ou por outro cursista. Caso não, crie um novo tópico e poste-as aqui.

Em resposta à Coordenação Eskada

Re: Espaço de ajuda e feedback

por Danielle Carvalho Cruz -
Os materiais ficarão disponíveis depois que terminar o curso?
Em resposta à Danielle Carvalho Cruz

por Maria Lucia dos Santos -
Boa tarde

Caros colegas cursistas por gentileza gostaria de entrar a plataforma. Para saber mais detalhes da plataforma.

Obrigada Lucia
Em resposta à Maria Lucia dos Santos

por Ruth Lins da Silva -
tem no inicio um material em pdf sobre a plataforma, inclusive já fiz vários cursos pratico e fácil.
Em resposta à Ruth Lins da Silva

por Gilberto Souza Sena Dias -
Tem este material em PDF eu não localizei.
Em resposta à Gilberto Souza Sena Dias

por Ana Lucia Santos Dos Passos -
Olá Gilberto!

Creio que Ruth se referiu a este material: Ambientação Eskada
https://eskadauema.com/mod/resource/view.php?id=2936

Abraço

por Andréa Correia Barcelos Araújo -
Também gostaria de saber, pois seria muito bom para possíveis consultas.

por Prìscila L -
Boa pergunta, Danielle. Eu também gostaria de obter os materiais. São importantes para consultas futuras.

por REGINA CÉLIA DE SOUSA CUNHA -
sou uma das pessoas que ama fazer cursos pois aprendemos muito.

por Coordenação Eskada -
Olá cursistas,

Os materiais poderão ser baixados e salvos em seus equipamentos. O curso encerrará no dia 19/12, após essa data a sala será fechada e não terão mais acesso a sala do curso.

por José Henrique Rocha -
Muito dos materiais que estão sendo disponibilizados estão para baixar como pdf no canto superior direito em uma pasta com seta!

por Eliana Porfírio novais -
Quem não tem internet disponível sempre o que fazer?
Em resposta à Eliana Porfírio novais

por Coordenação Eskada -
Olá Eliana,

Uma dica é, sempre que você tiver internet disponível baixe os materiais para leitura. Assim, você poderá estudar offline.

por Daiani Clesnei da Rosa -
Na quinta-feira - 25/11, existe previsão de tempo para o encontro síncrono, pois terei aula a partir das 19h.
Em resposta à Daiani Clesnei da Rosa

por Juliana Camachi Barboza -
Também tenho esta dúvida!
Em resposta à Juliana Camachi Barboza

Já encontrei a resposta.
A live do dia 25/11 tem a duração prevista de 60 minutos.

por Cleomar Carvalho Santos -
A live ficara gravada e disponível no youtube?
Em resposta à Cleomar Carvalho Santos

por Coordenação Eskada -
Olá cursistas,

Sim, a live está gravada e disponível no youtube. 

https://www.youtube.com/watch?v=H2p2qVzZAoE&t=5s

por Patricio Francisco da Silva -
Teremos materiais para dowload? Teremos que fazer alguma atividade para encerramento do curso?
Em resposta à Patricio Francisco da Silva

por Bárbara Roberta Marchinski -
Olá, não sei se é a esse material que você se refere, mas eles tem esse material em PDF: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/9988/5/EaDeL_N.10.pdf
Em resposta à Patricio Francisco da Silva

por Coordenação Eskada -
Olá Patricio,

Sim, podem fazer o dowload dos materiais para leitura. Teremos atividades também, fique atento ao cronograma do curso.

por Prof. Cleber - EaD -
Estou achando ótimo o curso até o momento.
Em resposta à Prof. Cleber - EaD

por Mary Jane Araújo de Lima -
Boa noite!
Eu também Cleber estou gostando muito do curso.
A Apostila Educação Digital em Rede que nos foi disponibilizada em PDF é muito rica. Estou lendo.
Abraço.

por LIGIA CRISTIANE WITHOEFT FONSECA -
As atividades serão todas pela plataforma ou faremos com algum programa específico?

por Graziella Barbosa -
Como se dará a confirmação da presença na live do dia 25?

por Rosemere Cardoso -
Boa tarde!
Tem um horario fixo pra acessar a plataforma?
Ou podemos acessar dentro da nossa disponibilidade??
Em resposta à Rosemere Cardoso

por Coordenação Eskada -
Olá Rosemere,

Você faz o seu horário conforme a sua disponibilidade, mas fique atenta pois a sala ficará indisponível após o dia 19/12. Faça a sua programação para os estudos e aproveite.

por Selma Maria Gonçalves Cavaignac -
Boa tarde. Caso não seja possível acompanhar em tempo real as lives, como a do dia 25/11, por exemplo, terá algum problema? Compromissos de trabalho podem impedir a participação síncrona.

por Raffael Gonçalves Motta -
Na descrição do curso foi apresentado que ocorrerão atividades síncronas, como estou em meu primeiro acesso não recebi nenhuma ementa ou sequência didática que destaque dias e horários dos encontros.
Isso será disponibilizado com qual antecedência? e diante da existência desses encontros existe um percentual mínimo de ausência permitido? pois acredito que por se tratar de curso de qualificação nem sempre os horários estarão compatíveis com a disponibilidade do estudante.
Em resposta à Raffael Gonçalves Motta

por Coordenação Eskada -
Olá Raffael,

Teremos 3 momentos síncronos, o cronograma completo você encontrará no guia pedagógico, disponível aqui em nossa sala.
Os link's serão disponibilizados no espaço de notícias, também disponível em nossa sala virtual no dia seguinte do último encontro.
Quanto a sua presença nos momentos síncronos, entendemos que todos temos compromissos e imprevistos, diante disso todas as lives ficarão gravadas e disponíveis no canal da UEMAnet oficial no youtube.

Espero ter esclarecido as suas dúvidas.

por Silvar Antônio Botton -
A princípio nenhuma dúvida.

por Marília Souza do Nascimento -
Tem fóruns, (ou arquivos), etapas que já cumpri aqui e mesmo assim aparece como parcial (<-- ali naquele canto esquerdo), isso configurará algum erro mais tarde ?
Em resposta à Marília Souza do Nascimento

por Bianca Damaceno -
Eu acho que é porque esses tópicos ficaram abertos por mais tempo para publicação, e podemos participar sempre. Por eles não terem um fim não aparece como "completo".
Em resposta à Bianca Damaceno

por Lenara Ferreira -
Estava com a mesma dúvida, achei que tinha deixado de cumprir algo.
Obrigada, Bianca!
Em resposta à Bianca Damaceno

por Juliana Pereira da Costa -
Estava com a mesma dúvida que a Marília. Por um momento pensei que não tinha feito a tarefa corretamente.

Obrigada pelos esclarecimentos, Bianca!

por Lucas Vilas Bôas -
Para que eu inicie as disciplinas e atividades dos módulos do curso é só eu ir apertando "próximo" e ir concluindo o que se pede ou é necessário primeiro que eu assista a live do dia 25 para depois começar a completar as devidas atividades?
Em resposta à Lucas Vilas Bôas

por Bianca Damaceno -
Então, eu fiz isso e cheguei em uma parte que se chama Guia Pedagógico Semanal (GPS). Nessa parte explica direitinho com as datas, os temas divididos, as leituras e vídeos recomendados para assistirmos/lermos. E depois fica já disponível o tema 1. Vai seguindo que você vai ver, é bem intuitivo. Depois naquele menu de três linhas no canto esquerdo da tela vai aparecer o que está disponível para você essa semana e o que ainda está indisponível (provavelmente porque o conteúdo depende do tema 1).

Espero ter ajudado.

por Simone Malaguti -
Onde está a sala Virtual 1 aqui no ecossistema?
Ou um link para tal sala ainda será disponibilizado?
Grata
Simone Malaguti

por LILIENE GOMES COSTA -
Gostei muito de saber que temos este espaço de comunicação para sanar dúvidas.
Sugiro que deixem este fórum ate o final do curso, pois assim voltamos aqui, quando necessário.
Abraços virtuais.
Liliene

Ajuda*

por Mariane Barbosa de Oliveira -
Boa noite!
Mesmo chegando ao final dos conteúdos, e clicando nas teclas denominadas como "próxima", percebi que no percurso, algumas bolinhas do canto esquerdo não ficaram totalmente verdes, como se faltasse algo para concluir. Vocês conseguem me ajudar? 
Anexo Screenshot_20211122-213801.png

por Luiz Claudio Gonçalves Junior -
Boa noite a todos! Minha dúvida já foi respondida. Precisarei sair da live às 19:00 horas para participar de uma formatura. Estarei participando pelo celular.

por Hagia Eugénio -
Boa tarde, colegas e docentes.
Tenho algumas dificuldades de Internet, este facto pode propiciar a minha não participação das aulas em live.

por Rodrigo Lins -
Caso não consiga assistir as aulas referente ao módulo daquela semana, haverá período de reposição?

por Rayssa Maciel da Cunha -

Boa tarde!

Como faço para assistir os vídeos , no decorrer do AVA , ao tentar abrir visualizo a mensagem "This site is not configured properly for displaying mobile HSP content. Please contact a site administrator."…?

por Alberto José Marques Mancilha -
Até o momento não tenho dúvidas. As dificuldades que encontro vão sendo enfrentadas aos poucos e as soluções vão surgindo com as tentativas...

por Victor Rocha Rodrigues da Silva -
Olá, boa tarde!

Em Espaço de Notícias, Espaço de Apresentação e aqui no Espaço de Dúvidas e Feedback não consta que concluí cada um desses itens. Não aparece a circunferência verde. Talvez, algum possível problema de configuração no Moodle.

Aguardo retorno. Muito obrigado.

Um abraço.

por Marcia Adriana de Faria Ribeiro -
Espaço necessário e importante.
Vi o modelo do certificado, gostaria de um retorno sobre o fato de que não consegui visualizar o logo da instituição portuguesa no certificado.

por Ricardo de Lima -
Ainda não está claro para mim o cronograma de atividades. Sei que ele existe, mas não sei onde encontrá-lo.

por Marcela Modena -
Olá! Minha dúvida é sobre a marcação de atividades completas. No Cenário 1, por exemplo, já realizei todos os estudos e as atividades, porém, aparece como incompleto. Inclusive, a tarefa de Apresentação já foi realizada e aparece como não realizada no painel. Como devo proceder?

por TRICIA OLIVEIRA -
A Live ficará salva para assistir posteriormente?
Também compartilho com os colegas a dúvida quanto ao cronograma.

por Edinéia Rodrigues CarvalhoFrança -
Até o momento as informações disponibilizadas foram suficientes para o pleno entendimento de como o curso funcionará! E o ambiente é de fácil navegação!
Parabéns!

por Penha Poletto Nunes Andrade -
Olá,

Quando o curso estará totalmente formatado com os links de acesso disponíveis?
No Roteiro Tema 1, os links não funcionam.

por Tatianna Arrais -
Quando o link do slide 3/8 do Roteiro Tema 1- Educação e Comunicação Online e Modelos Pedagógicos Virtuais (eskadauema.com) será atualizado? Ou será possível acessar no ambiente externo (Uab)?
Em resposta à Tatianna Arrais

por VICTOR GROSSI -
O acesso do link no slide 7/8 do Cenário 3 - Roteiro Tema 1 não está ativo. Será fornecido acesso pela plataforma da UAb?

por Saulo Daniel Dos Anjos Leite -
Os materiais disponíveis destacam: a transição do ensino em território físico, devido à necessidade imposta pelas medidas sanitárias com o advento do COVID-19. Vai além, propõe a docência digital como ferramenta revolucionária no desenvolvimento da autonomia, autoaprendizagem, interação, sem descuidar do papel de líder e seu caráter motivador, regulador das relações interpessoal e intrapessoais. Destacando a elaboração de estratégias de ensino, estímulo à interação, modalidades assíncrona e sincrônica. Desenvolvimento de avaliação e acompanhamento da aprendizagem. Trata-se de um ensino-aprendizagem virtualizado, com ênfase na horizontalidade do processo ensino-aprendizagem.

por Cristiana Maria Mendonça Panhan -
Olá Pessoal,

Até o presente momento não tive dificuldades com material, links ou dúvidas sobre datas e conteúdos. Achei tudo muito bem explicado no GPS deste curso, consegui assistir aos vídeos e baixar o material. Já deixei minha resposta sobre a questão do Ecossistema Digital de Rede que aparece no final.
Achei falta de um momento de interação professor e com a turma, mesmo nas lives ainda acho um pouco estranho falar no chat e fazer minhas colocações, este modelo de acordo com meu pensamento não produz uma socialização entre participantes do grupo, ao contrário das aulas virtuais tradicionais em que estamos todos juntos em um horário e todos podem falar, é legal ouvir as vozes....mas enfim...foi só um sentimento deste aprendizado tanto como aluna ou como professora de EAD, pois entendo a conexão sem fronteiras geográficas neste modelo de aprendizagem e como é complicado conciliar agendas e fuso horário.

Obrigada

por Rigoberto Moreira de Matos -
Por que algumas atividades não ficam marcadas como completas?
Estão respondendo as dúvidas?
Em resposta à Rigoberto Moreira de Matos

por Isabela Larissa Corrêa Carvalho -
Algumas atividades minhas também não estão ficando como completas mesmo após realizadas triste
Em resposta à Isabela Larissa Corrêa Carvalho

por Janaina Reis Martins -
Isabela,
As minhas atividades também, mas entendo que como o Tema 1 - de acordo com o GPS (Guia Pedagógico Semanal) irá até 28/11- só depois desta data será considerado concluído.

por Maria Paula Feitosa de Oliveira -
Boa Noite

Estou com dificuldade de encontrar o fórum e as demais atividades para interagir, alguém poderia me auxiliar????
Em resposta à Maria Paula Feitosa de Oliveira

por Tatianna Arrais -
Olá, Paula.
Existe um símbolo no alto à esquerda, são três traços. Clique neste e abrirá o menu com os cenários e respectivos conteúdos, como também os fóruns.
Bons estudos.

por Marlon Goncalves da Silva -
Vamos ter um documento no final do curso com todo o material que vamos trabalhar ? Seria interessante ter esse matérial!!!

por Giovanna Carolina Silva -
Bom dia. Muitos já perguntaram, porém ainda não consegui visualizar resposta. Sobre o encontro de hoje no youtube, ficará disponível para quem não consegui estar de forma síncrona? Haverá lista de presença? Os porfessores/tutores esclarecerão por aqui? Teremos momentos / aulas síncronas?

por Wilson Eduardo Ikeda -
Percebi que na parte esquerda superior da tela, há o registro dos objetivos cumpridos em cada cenário. Não entendi como cumprir alguns objetivos: 1) Cenário 1 : Espaço de Notícias, Apresentação e Ajuda e Feedback; 2) Cenário 2: Guia Pedagógico Semanal (GPS); 3) Sala de Aula Virtual 1. Agradeço a atenção!

por Fagner Gomes Pedroso -
Quando postamos a nossa resposta do assunto solicitado, mesmo depois de respondido, não consta como completado aquela fase. Mesmo depois de dias continua lá, sem a parte verde, como aparece nas demais quando concluímos.
Em resposta à Fagner Gomes Pedroso

por Elizabeth Carvalho Pires -
Olá, boa tarde.

Estou tendo o mesmo problema: os fóruns não aparecem como concluídos e, por isso, não aparece o módulo finalizado.

por Renata Gonçalves -
Todas as dúvidas já foram sanadas. A plataforma é bem intuitiva ,favorecendo e simplificando o acesso ao curso.

por Dany Souza -
BOM DIA !
OS momentos síncronos serão pelo meet ou somente pelo canal do youtube?
grata.

por Flavio Yasuda -
Bom dia pessoal, estou procurando o lacal para fazer a tarefa desta seman e não estou encontrando, sera que ainda esta indisponivel?
Alguem pode me ajudar?

por Sirlei Rosa Almeida -
O primeiro e-book eu tive dificuldades para a leitura. Em PDF ele fica sombreado e com borrões, então enviei ele para o kindele, mas também não ficou bom para realizar a leitura.

Se eu não puder assistir as aulas ao vivo, eu poderei ver elas depois? Por exemplo, dia de quinta feira para mim, no início da noite é difícil, não tenho disponibilidade nesse horário.

por Lucília Coelly Carvalho Lopes Monteiro -
Sem dúvidas até o momento. A plataforma é fácil de utilizar. Já fiz outro curso e foi bem tranquilo.
Em resposta à Lucília Coelly Carvalho Lopes Monteiro

por Francisco das Chagas Batista Santos -
Oba, então por favor Lucília me diga como funciona este forum. Como a gente encontra as respostas para nossos questionamentos. Obrigado.
Em resposta à Francisco das Chagas Batista Santos

por Tatianna Arrais -
Olá, Francisco.
Sugiro que dê CRTL+F e busque a palavra desejada. Ex: mensagens; notas; aulas ......uma de cada vez.
Bons estudos.

por Altivan Costa Oliveira -
Onde encontro o link para a aula síncrona de hoje?
Em resposta à Altivan Costa Oliveira

Oi Altivan, também estou procurando a um tempão e não encontro.
Em resposta à Altivan Costa Oliveira

por Renato Bruno -
Olá tenho dúvidas referente a dinâmica do curso. Devo aguardar para avançar no módulos, tem datas programadas de liberações ?

grato

Renato Bruno

por FABIO ALEX SCHROEDER -
Olá!
Notei que alguns campos da sequência do conteúdo, mesmo após já ter realizado a tarefa, não ficam marcados como concluídos. Isso está correto? ou está faltando algum detalhe para ficar marcado como concluído?

por Taiza Ramos Ferreira -
Olá! Gostaria de saber em quais dias e horários da semana acontecerão as aulas ao vivo. Obrigada.
Em resposta à Taiza Ramos Ferreira

por Luciana Robaina Pimentel -
Olá Taiza!

Sou a Luciana sua colega aqui do curso. Resolvi te responder para te ajudar, pois pelo que pude perceber as Lives serão as quinta-feiras as 18h com transmissão pelo Youtube.

A primeira Live ocorreu no dia 25/11/2021 às 18h, o link é esse abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=H2p2qVzZAoE

A próxima, pelo que eu fiquei ciente, será no dia 02/12.

Espero ter ajudado!

Abraços,
Luciana.

por Graça Santos -
FEEDBACK

Caríssimos,

Um choque de Gestão Acadêmica como nunca sentido! Que abertura!!!!
Ôpa, sentido, sim, quando fiz parte da implantação e implementação dos CIEPs no Estado do Rio de Janeiro, como Diretora Pedagógica... Tendo a Equipe do Mestre Darcy Ribeiro modelando novos tempos, na década de 80.

Quanto sentido! Significante e significados que me arrepiam!!!
Para celebrar a acolhida de hoje, convido à leitura da poesia extraída do livro "O Livro Tibetano do Viver e do Morrer" – Sogyal Rinpoche – Editora Talento / Palas Athena, AUTOBIOGRAFIA EM CINCO CAPÍTULOS, com a intencionalidade de observarmos nossas competências e habilidades para caminhar por outras ruas ofertadas pela FORMAÇÃO DOCÊNCIA DIGITAL EM REDE.

AUTOBIOGRAFIA EM CINCO CAPÍTULOS

1. Ando pela rua.
Há um buraco fundo na calçada.
Eu caio...
Estou perdido... sem esperança.
Não é culpa minha.
Leva uma eternidade para encontrar a saída.

2. Ando pela mesma rua.
Mas finjo não vê-lo.
Caio nele de novo.
Não posso acreditar que estou no mesmo lugar.
Mas não é culpa minha.
Ainda assim leva um tempão para sair.

3. Ando pela mesma rua.
Vejo que ele ali está Ainda assim caio... é um hábito.
Meus olhos se abrem.
Sei onde estou.
É minha culpa.
Saio imediatamente.

4. Ando pela mesma rua.
Dou a volta.

5. Ando por outra rua.

Feliz por pertencer ao mundo da EducAÇÃO ABERTA!

por Ariadne Yurkin Scandiuzzi -
Eu vi que aparecer no lugar do sinal de configuração "assinatura desabilitada". O que é isso? Significa algum problema?

por giulliano rodrigues -
Boa noite!Os materiais impressos estão organizados em um caderno único?Os cursistas terão acesso a videoaulas no fechamento de cada tópico?

por Catharina Taquary Berino -
Estou com dúvidas sobre a plataforma: no cenário 1, nas abas: espaço de notícias, espaço de apresentação e espaço de ajuda e feedback não fica marcado como "realizado", deixando o cenário 1 incompleto. Está correto?

por Sarah Iris -
Onde consigo baixar o GPS ? Quando os outros materiais ficarão disponíveis?

por Rose Rian -
Olá!
Estou no processo investigativo para conhecer a estrutura do Curso e caso sinta alguma dificuldade estarei democratizando e socializando nesse espaço, caso não tenha sido pontuado.

Obrigada!

por Ricardo de Lima -

Pessoal, não estou conseguindo acessar esse material (destacado em amarelo na imagem abaixo) que está no rol de recursos disponibilizados para esta semana. Alguém mais? Sabem como resolver isso?

Em resposta à Ricardo de Lima

por Maria José Camila Piffer Nunes -
Olá, Ricardo.

Esse texto está disponível na apresentação do Tema 1logo após a videoaula Educação e Comunicação on-line e modelos pedagógicos virtuais.

por JOAO BATISTA SOARES DA SILVA -
Seria interessante a divulgação de plataformas novas e as que hoje já fazem parte da educação em rede como poderíamos implementar algo mais em cada uma ?

por Marcos Soares -
Depois de quanto tempo estima-se disponibilizar os certificados de conclusão aos cursistas?

Ausência de registro de progressão do curso na plataforma.

por Francoise Lengruber -
À Coordenação.
Bom dia.
Verifiquei que outros colegas tb enfrentam o mesmo problema e não vi registro de resposta. Então, reitero. Alguns de nós perceberam que, mesmo tendo trilhado as atividades propostas, em coluna específica do controle da progressão no curso, as mesmas não aparecem checadas e na cor verde. 
Pode nos apoiar, por favor?
Anexo eskadaregistroprogressao.PNG
Em resposta à Francoise Lengruber

Re: Ausência de registro de progressão do curso na plataforma.

por Coordenação Eskada -
Olá a tod@s,

Percebemos que tem vários questionamentos relacionados ao check da trilha do curso, não se preocupem que já estamos resolvendo, mas informo que esses três itens não são obrigatórios, porém são espaços de interação com os demais participantes e caso tenham alguma dúvida sobre o curso poderão postá-las aqui.

Estamos à disposição.

por DÉBORA CRISTINA CAMBACIM -
Bom dia! Não estou conseguindo avançar o forum Sala de Aula Virtual 3 - E-atividade e Avaliação Digital, a página não carrega.

Bom dia! São só esses três itens que não são obrigatórios? Porque as Salas de Aulas Virtuais, os Roteiros, e os cenários 1, 2 e 3 aparecem incompletos apesar de eu já ter feito.

por Andre Luis Pinto de Lima -
Como não consigo acompanhar todas as atividades on-line estou estudando de forma assíncrona e vi que em alguns eventos não registrou a minha interação! Isso vai gerar pendencias na conclusão do curso...
Em resposta à Andre Luis Pinto de Lima

por Cynthia Duarte -
Minha dúvida é parecida, mas não idêntica. Reparei que, mesmo já tendo lido o conteúdo de determinado tópico, ele continua sem a marcação de concluído. Isso acontece, por exemplo, no tópico 1, nos 3 últimos itens, e no tópico 2, no item sobre o GPS.

por Cynthia Duarte -
Gostaria de registrar uma sugestão: oferecer a opção para alertas por e-mail sobre as novas etapas e atividades.

por Prof. Eude de Sousa Campos -
Boa tarde!
Até o momento sem dúvidas.
O curso é excelente e muito bem organizado.
consegui acessar todos os materiais até o momento.
Um abraço.

por Michelle Fortunato -
Quando será a live 2 ? Acabei me perdendo nas datas. Obrigada a quem puder informar.

por Regiane Rezende -
Boa noite! Por problemas com meu note, apenas hoje consegui entrar, ainda tenho como participar? Gostaria de uma orientação.

por Francisco Pinto -
Os materiais ficaram disponíveis ao fim do curso para posterior visualização?

por Renato Bruno -
Olá, tenho as dúvidas abaixo:
Entrei na plataforma, acessei o grupo "geral", tudo ok (verde completo).
Cenários 1, 2 e 3 não estão completos (flag verde completo). Não sei o que está faltando.
Assiste a apresentação geral do curso, também acessei os vídeos conceitos e teorias, materiais anexos.
Referente as aulas gravadas, ainda estou com dúvidas. Como posso confirmar se acessei 100% das aulas ?

Obrigado
Renato

por Luciana de Lavor Nunes -
Já completei o Cenário 1, 2 e 3, mas percebo que ainda constam como incompletas. O que fazer?
Em resposta à Luciana de Lavor Nunes

por Andressa Baungratz -
Luciana, comigo acontece o mesmo:
Cenário 2 aparece em aberto a atividade "GPS - Guia pedagógico semanal" e no Cenário 3: "Roteiro tema 1", "Sala de aula virtual 1" e "Sala de aula virtual 2".

Será que estes serão conferidos até o final de todas atividade?
Em resposta à Luciana de Lavor Nunes

por Coordenação Eskada -
Olá Luciana,

Verifique, por favor, se você não deixou nada pendente. Qualquer dúvida, é só chamar.

Boa noite!
Como já informado por vários colegas, apesar de já ter feito todos os acessos e atividades, alguns itens permanecem como incompletos.
No aguardo.
Em resposta à Janaina Reis Martins

Bom dia!
Situação resolvida, agora já estão sinalizados todos os temas e atividades.
Agradeço pelo atendimento.

por Francoise Lengruber -
"No caso de vídeos há plataformas que permitem a sua incorporação através do código embebido, como é o caso do Youtube ou o Vimeo."

Prezado(a). Saudações. No Brasil não utilizamos a expressão código embebido. Significa o mesmo que hiperlink?

por Alexandra Halbert Jordão -
Boa noite a todos!
A próxima live será quando, por favor?
Em resposta à Alexandra Halbert Jordão

por Josy Dias C. Sá -
Meu feedback é: Maravilhoso e super importante o tema em discursão aqui.
O mundo inteiro passa por grandes transformações, em todos os aspectos, e a Educação sendo aborda aqui com este curso, nada mais é que, nós como professores também devemos nos organizar para essa transformação .

por LUIZ CARLOS RODRIGUES SILVA -
Carpe diem! Sou mestre em Ensino de História e doutorando em Educação. Professor de História da rede estadual (Maranhão) e pesquisador das TDICs.

por Andréa Oliveira Hopf Díaz -
Bom dia! Onde encontro o Fórum e sala de Aula Virtual? Não consigo concluir a Etapa de "Guia Pedagógico Semanal", aguardo orientações. Obrigada!
Em resposta à Andréa Oliveira Hopf Díaz

por Joao Medina -
Boa tarde também estou encontrando dificuldades para concluir a etapa !Guia Pedagógico Semanal".
Em resposta à Andréa Oliveira Hopf Díaz

por Coordenação Eskada -
Olá Andrea,

Os fóruns estão disponíveis ao longo da sua trilha de aprendizagem. Sobre o guia pedagógico, você poderá acessar as páginas clicando nos itens do sumário, que aparecem do lado direito da tela.

Espero ter ajudado,

At.te,

por Thales Kroth de Souza -
Boa tarde, os materiais são de excelente qualidade e traduzem uma expectativa de atualização do corpo docente do país e do mundo após esse efeito inédito que ocorre com a pandemia de COVID-19.
Fiquem seguros. Bom curso a todos. Abraços.

por Thais Crestani -
Eu estava com dificuldades em utilizar ferramentas do curso, na área de aprendizagem. Mas felizmente consegui resolver o problema nas trocas que ocorreram aqui e no whatsapp que foi criado por alunos do curso.

por Renata Dias Caldas -
Boa noite!
Gostaria de saber porque não consigo ver as minhas participações nos fóruns. `Participei dos dois, agora fui ver as participações e não aparecem.

por Sylvia Maria Da Fonseca -
Boa noite. Como consigo a bibliografia facultativa mencionada, como por exemplo o eBook 1. Educar na Era Digital- A.W. (Tony) Bates (Capítulo 4: Métodos de Ensino Online, pp. 154-97).

por Andressa Baungratz -
Boa tarde, alguém consegue me ajudar onde encontro a e-atividade a ser realizada e entregue até o dia19/12? Obrigada.
Em resposta à Andressa Baungratz

por Maria Paula Feitosa de Oliveira -
Olá Boa Tarde

TAMBÉM GOSTARIA DE SABER POIS NÃO ENCONTREI O ESPAÇO PARA POSTAR.
E ADEMAIS, ALGUNS DOS MODULOS TERMINADOS NÃO FICAM CONCLUIDOS, FICAM PELA METADE, MESMO EU TENDO ASSISITIDO E ESTUDADS TODOS. ALGUÉM AJUDA.
Em resposta à Maria Paula Feitosa de Oliveira

por Coordenação Eskada -
Olá Paula,

O espaço para postagem da e-Atividade encontra-se no cenário 4 do curso.
Quanto aos módulos que não ficaram como concluídos, você verificou se consta alguma pendência?

At.te,

por CLAUDIA REGINA DE BRITO Brasil -
Prezad@s,

Apenas para fins de registro: realizei todas as atividades sugeridas, no entanto, ao assistir os vídeos relacionados aos Temas 1 e 2, realizei os quizzes intermediários, caso contrario o vídeo nao avançaria, porém, nao enviei para submissão, percebi somente no Tema 3.
Grata.

por José Henrique Rocha -
Aproveitem os últimos dias do curso disponível para colocar as matérias em dias pessoal!

por Ligia Cristina de Souza Canova -
Olá, será que poderia rever o prazo de encerramento do curso? Com tantas atividades e demandas de final de ano letivo esse curso acabou ficando em segundo plano (sinceridade sincera), e gostaria muito de poder fazê-lo com excelência,
Obrigada.

Lígia Cristina.
Em resposta à Ligia Cristina de Souza Canova

por Monique Teixeira -
Faço das palavras da Ligia, às minhas.

Seria muito reconfortante poder realizar este curso com calma e a atenção de que realmente necessito. Por conta, das inúmeras obrigações, só me foi possível iniciá-lo, hoje.
Em resposta à Ligia Cristina de Souza Canova

por Coordenação Eskada -
Olá Ligia,

Infelizmente não teremos como mudar a data, o curso encerrará no dia 19/12, mas estamos analisando a possibilidade de uma nova oferta.

At.te,

por Ivo Batista Conde -
Gostei muito da plataforma.
A configuração que fizerma do moodle ficou bem clean.
Parabéns a equipe!

por Joao Medina -
Como vários de meus colegas também estou com atividades pendentes que já realizei algumas vezes. Assim pergunto como proceder? Ignoro e realizo a atividade final? Qual porcentagem mínima de atividades realizadas deve ser alcançada para obtenção do certificado? Att João Medina.

por Iris Brito -
Peço desculpa pela minha participação atrasada, mas sempre atenta e disposta a compensar, com muita perseverança.

por Heloisa Botelho -
Como tive problemas para acompanhar a aula, agradeço a oportunidade de ter acesso aos conteúdos de forma assincrona.

por Mirtes Carvalho Alencar -
Os materiais ficam disponíveis ou é necessário fazer o download de todos?
Em resposta à Mirtes Carvalho Alencar

por Coordenação Eskada -
Olá Mirtes,

Os materiais ficarão disponíveis até o dia 31/01/2022. Seria interessante você baixá-los para consultas futuras.

Atenciosamente,