Dúvidas sobre a live 1

Dúvidas sobre a live 1

por Coordenação Eskada -
Número de respostas: 129

Caros(as) cursistas,

No dia 25/11, aconteceu a nossa primeira live do curso e foi um momento riquíssimo para todos nós. Para quem não pode participar desse momento, informo que a live está salva no canal do youtube: UEMAnet oficial e pode ser acessada por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=H2p2qVzZAoE.

Caso você tenha ficado alguma dúvida, utilize esse espaço para postar.

Em resposta à Coordenação Eskada

Re: Dúvidas sobre a live 1

por Dany Souza -
Cheia de expectativas para os próximos encontros , pois vivencie um momento riquíssimo de informações e compartilhamentos tao sábios acerca da educação em rede para alem do espaço físico e essa necessidade do professor em valorizar o ensino nas suas diversas vertentes. A fala do professor Antonio e de grande valia para o momento o qual estamos vivenciando e qual rico esta sendo essa experiencia de formação a UEMA e a UAP , UAB estão de parabéns.

por Ricardo de Lima -
Quero apenas agradecer pela oportunidade de estar aqui participando deste curso e também por ter tido essa rica experiência proporcionada pela primeira Live.

por Tatianna Arrais -
Boa tarde a todos,
Sobre os modelos pedagógicos de acordo com o contexto do aluno, serão abordados alguns destes modelos já existentes nas próximas aulas?
Respeitosamente.
Tatianna Rosal.

por Elaine Melo Renesto -
Live muito esclarecedora. Leva nos a uma reflexão e esclarece o que vem a ser uma educação digital e de que forma ela precisa ser pensada.

por Regina Maria Teixeira dos Santos -
foi Excelente e diria até emocionante nossa primeira Live.
Gostaria de saber se existe alguma diferença entre acompanhar pela plataforma skada, ou ver pelo youtube. Eu acompanhei pelo Youtube.
Em resposta à Regina Maria Teixeira dos Santos

por Joao Alchieri -
Opa acessei depois, muito interessante e promissora a experiencia!!!

por Júlio César Dutra -
Gostaria de agradecer pela apresentação. Tenho uma pergunta que poderia ser respondida no nosso próximo encontro, se for possível. De acordo com a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, parece razoável que nós utilizemos diferentes recursos pedagógicos com vistas ao desenvolvimento desse espectro de inteligência. Gostaria que o professor discutisse o modo como sua obra, Educação digital em rede: princípios para o design pedagógico em tempos de pandemia, leva em conta essas inteligências múltiplas. Muito obrigado.
Em resposta à Júlio César Dutra

por Francoise Lengruber -
Júlio, saudações.
Não conheço Howard Gardner.
Peço indicação de por onde me aproximar de seu pensamento.
Fraterno abraço.
Em resposta à Júlio César Dutra

por andreia camila mendes da silva -
Tá ai uma teoria que aprecio, embora refutem.
Sou adepta dela e creio que se usássemos o que Gardner compartilhou, muitas de nossas habilidades poderiam ser potencializadas.
Parabéns pela pergunta Júlio.

por Renata Dias Caldas -
A live foi maravilhosa e muito enriquecedora, os conteúdos abordados estavam dentro das minhas expectativas e eu espero que o curso possa me agregar muitos conhecimentos. Já estou ansiosa para a próxima.

por Tainã Amaral -
Parabenizo os envolvidos pela iniciativa. Tem muita gente querendo enriquecer de conhecimento. Minha dúvida foi pela questão da inconstante pressão e fake news difundidas para piorar a percepção de alguns profissionais de educação, os familiares e os alunos sobre a função da Educação Brasileira e as novas reformas que vêm sendo aplicadas. Onde até essas perceptivas vai positivar ou negativar o intuito maior que é uma educação de qualidade?

por JEFFERSON AMORIM -
Sem duvidas, pelo contrário, fiquei motivado para esse desafio. Parabenizo a todos os atores envolvidos nesse excelente curso!

por Marcos Soares -
A live foi bastante esclarecedora sobre a seriedade do curso. Não ficaram dúvidas.

por Rosemere Cardoso -
Boa tarde!
Meu nome é Rosemere Moreira de Lima Cardoso,sou do interior da Bahia,da cidade de Brumado,estudante do curso Licenciatura em Física -EAD-UAB-IFBA,estou ansiosa pra começar,pois o que mais gosto de fazer é aprender.

por Karina Soares -
Boa tarde!
Foi uma live enriquecedora, cheia de conteúdo... Estou muito ansiosa pelo que ainda há de vir.

por Nelson Anibal Paulino -
Saudaçõe será que nesse curso iremos aprender a criar o desenvolver plataformas para o sensino a distacia ou apenas teremos uma formação metodologica?

por Francoise Lengruber -
Saudações a todas e todos.

A 1a. live foi excelente: instigante, estimuladora, desvendando possibilidades e organizando o pensamento diante dos desafios únicos e inéditos que estamos enfrentando em nosso tempo.

Trago um questionamentos, que se seguem abaixo. Agradeço se poderem ser abordados na próxima live.

01- O Curso Formação para Docência Digital em Rede tem nesta turma a sua primeira edição?

02- Diante do grande número de participantes, como podemos organizar as contribuições do corpo discente, de forma a não nos afogarmos num mar de postagens? Seja nos fóruns, seja no YouTube.

03- Solicito, por favor, que aprofundemos o tema Rede Lusófona. Podemos considerar, com o curso que está em curso, que ela já está formalmente constituída, estruturada e fortalecida? Se sim: 03.1 qual é o seu alcance; 03.2 quais são as possibilidades de a expandirmos e 03.3 quais são as trocas futuras que podemos ter em mente? Certamente, a Rede, uma vez mobilizada por este curso, não se encerrará em si... Ou seja, quais são as perspectivas de futuro que nossos coordenadores tem em mente para a Rede?

04- Esta formação vem ao encontro da urgente e necessária capacitação dos profissionais que atuam no ecossistema híbrido no contexto educacional. Certamente há o desejo de muitos de nós de aprofundarmos os estudos e discussões. Considerando que JÁ DISPOMOS de ferramentas e profissionais imbuídos desse desejo, nossa coordenação vê, num horizonte próximo, a criação de uma formação de caráter stricto sensu para explorarmos camadas adicionais da temática em estudo?

Fraterno abraço a todas e todos.

por Marcia Chinaglia -
Muito obrigada por disponibilizar a live para assistirmos posteriormente. Por um imprevisto não pude acompanhar no dia, mas já estou assistindo hoje.

por Leandro Silva Moro -
Olá!
Não consegui assistir à live de modo síncrono, mas mesmo assincronamente intensificou o meu desejo de ser um professor necessário... O que a meu ver, está relacionado ao fato de o aluno (e o professor) estar(em) participando da aula/live, e não desejar(rem) estar em outro lugar ou fazendo outra coisa... Nesse sentido, o professor e pesquisador José Antônio Moreira foi contundente e ratificou como somos desafiados a ensinar de modo(s) diferente(s) daquele(s) que aprendemos... Pensando no contexto brasileiro e para além dessa live, será possível inovarmos sem respeitarmos e valorizarmos professores, alunos e demais envolvidos nos processos educativos? Ou, em grande medida, ainda estamos organizados para um ensino tradicional?

por Sandra Bastos -
Assisti a live e gostei muito pois as informações a cerca da educação e seus aspectos da transição do híbrido, EAD para o presencial agora para nós são desafios. O Momento que estamos vivendo na visão do professor ANTONIO foi muito relevante pois sua experiência só acrescentou. Espero sim no curso aprender novas forma de ensinar , mediar e auxiliar nosso aluno a prosseguir de forma mais criativa, autônoma e responsável.

por SINTIAN SCHMIDT -
Muito bom ter acesso a live posteriormente, pois o horário não facilita meu acesso. E sempre é bom retomar os trechos que nos chamam atenção, fazer registros com calma e aproveitar o conhecimento que está sendo compartilhado.
[]s

por Danielle Peck Garrido -
Agradeço pela oportunidade de rever a Live para poder repassar alguns pontos discutidos.

Uma oportunidade de fazer minhas anotações e reflexões ao que foi falado e as leituras que fiz dos conteúdos apresentados.

Obrigada,

Danielle

por Luciana Valéria Leão Lima -
Como estava em aula de Mestrado , não pude assistir em tempo real.Hoje atualizando o curso , anotando tudo e já imaginando a efetivação deste modelo de docência na EPT.

por Raimundo Neto -
Me sentindo muito privilegiado, acredito que vamos aprender coisas que poderão ser aplicadas em diversos segmentos da educação.

por Simone Malaguti -
Obrigada, gostei da live. Ficou a mensagem de que a docência digital veio para ficar e ser incorporada ao ensino. Pode ser mais uma escolha entre tantos outros métodos, como exclusiva. Atenciosamente, Simone

por Michelle Fortunato -
A live 1 foi uma rica oportunidade de aprendizado. Adorei. Tomando nota de tudo e refletindo bastante sobre os tópicos.

por Franck Joy Almeida -
Olá!!!

No horário da primeira Live eu estava em aula e não consegui assistir naquele momento.
Já assisti duas vezes. Foi um início muito interessante.
As próximas pretendo assistir ao vivo e participar.
Obrigado...

por Elisangela dos Reis -
Ver a paixao em palavras e tecnicas realmente me faz amar mais minha lingua natal. Obrigada pela oportunidad;)

por Amada Cybelle N C de Souza -
Cheia de boas expectativas em relação ao curso.
Muito grata pela oportunidade de participar deste curso, desta experiência tão enriquecedora !

por Marina Cesana -
Live excelente

Espero que na próxima live o link seja disponibilizado com antecedência

por Karyne Vieira -
Boa Noite, meu nome é Karyne Vieira, infelizmente por problemas profissionais não consegui começar o curso na data prevista, e perdi a primeira live e o forum de discussão. Gostaria de saber se ainda posso terminar o curso normalmente, se conseguirei o certificado ou se acabei me prejudicando por ter começado mais tarde e perdido uma atividade
Em resposta à Karyne Vieira

por Coordenação Eskada -
Olá Karyne,

Todos os materiais ficarão disponíveis até o dia 19/12, aqui em nossa sala virtual, após essa data a sala será encerrada. Todos os momentos síncronos ficarão salvos em nosso canal do youtube- UEMAnet oficial, e você poderá assistí-los posteriormente. Não se preocupe que você não ficará prejudicada. Aproveite os espaços de interação para esclarecer possíveis dúvidas.

Bons estudos!

por Débora Costa -
Excelente abertura sobre o curso!
Estou muito entusiasmada, pois as palavras do professor Antônio foi de grande valia para o começo dos trabalhos
Obrigada.

por Suzana Costa -
Foi muito gratificante ouvi em outro momento a live do curso. Assisti no youtube no dia 01/12, quero saber se há algum problema?

por Janaina Reis Martins -
A Live 1 foi ótima! Na expectativa pra nosso encontro de amanhã.
Em resposta à Janaina Reis Martins

por NEDJA SUELY FERNANDES -
Importante a mensagem do Prof. Antonio em relação a pluralidade e as possibilidades de formação. O ensino presencial tem a sua importância, assim como o ensino a distância. Um não é melhor que o outro.

por Yuri Miranda -
A live foi espetacular, já estou acompanhando a segunda live realizada no dia 02/12.

por Nelson Anibal Paulino -
Na live 1 os nossos professores abriram o pano preto e deixaram tudo claro. Pude perceber que o curso não inside no ensino a dintancia, mas si numa educação que usa plataformas digitais, seja presencial ou a distancia, focando se na comunicação.

por JEFFERSON AMORIM -
A live foi sensacional e juntamente com o material disponibilizado, permite uma assimilação maior do nosso desafio. Me sinto lisonjeado em participar desse momento.

por Antonia de Mesquita Silva -
Boa tarde. Infelizmente não tive como participar do encontro síncrono porém já assisti a live pelo canal do youtub que por sinal muito esclarecedora, parabenizar a brilhante explanação dos palestrantes que muito engrandeceu e ampliou meus conhecimentos que ora será aplicado na minha rotina de trabalho na escola.

por Edinéia Rodrigues CarvalhoFrança -
Achei muito bom deixar a live gravada! Não tive como assistir de forma síncrona, mas assisti a gravação!
Obrigada a organização doo curso por essa iniciativa de gravar as lives e de criar também este espaço de interação.

por Leila Saldanha Amaral -
Foi um momento maravilhoso onde de grande grande aprendizado e informações no qual ajudou no meu desenvolvimento profissional.

por Karine Barbosa -
Live assistida e anotada!
Cheia de expectativas e contribuições acadêmicas.
Sigamos.

por Lívia Passos -
Olá passando para informar que só pude entrar ontem 08/12. Assistir a live do dia 25/ 11 e gostei muito. Agora irei começar a ler o material indicado da 1ª temática. Agradeço pela oportunidade de participar desse curso. Sou de São Paulo, e estou cursando o 5º período de Licenciatura em Letras, na UNIVESP- Universidade Virtual do Estado de São Paulo, na modalidade EAD pública. Apesar de ter cursado a disciplina Educação mediada por tecnologia, sei que no cenário educação atual todo conhecimento sobre ambiente digital em rede é sempre bem vindo para enriquecer nosso aprendizado em praticas educativas.

por Alessandra Cunha -
Sem dúvidas até o momento. Só encantada com todo conteúdo. Poder estarmos juntos, apesar de fisicamente tão distantes e pensar no futuro da educação que nunca mais será a mesma, porém também não poderá ser feita de forma emergencial como foi nessa pandemia, é realmente desafiador e encantador.

por Jaqueline Becker da Silva -
A primeira live promoveu um brainstorming excelente acerca do tema e como a docencia digital é assunto para todas as áreas de conhecimento.

por LINDSEI CHAVES RAMOS -
Estava com dificuldades para me dedicar as aulas, pois precisava apresentar o tcc da minha especialização. Agora já aprovada, correndo atrás do prejuízo "maratonando" as aulas. Amando o aprendizado.

por LILIENE GOMES COSTA -
Assisti à palestra, fiz várias anotações.
Quero agradecer pela troca e elogiar a iniciativa de gravar e disponibilizar para assistirmos depois.
Trabalho em Escola e meu dia tem uma rotina cheia de demandas profissionais e pessoais. E, ter liberdade de organizar meu roteiro de estudos me deixa tranquila para aprofundar melhor meus conhecimentos. A autonomia é algo que me faz apreender de forma eficiente e eficaz.

por JOÁS GOMES BATISTA -
Quero somente agradecer as instituições envolvidas na produção e disseminação desse conteúdo.
Expectativas a mil.

por Marla de Fatima Souza -
Boa noite!! Gostaria de saber como organizar o currículo na docência digital, visto que o ambiente físico é diferente do ambiente digital. O que devemos priorizar na aprendizagem dos educandos na formação digital? Quais os aspectos avaliativos que devemos considerar?

por GISELE ARAUJO DE FARIA -
Bom dia. Infelizmente não tive como participar do encontro síncrono porém já assisti a live pelo canal do youtube que por sinal muito enriquecedora. GRATIDÃO.

por Telma Cordella -
Ótimas reflexões. Precisamos estar sempre refletindo nosso papel docente e, este período de pandemia reforçou a importância da exploração do ambiente virtual para questões de aprendizagem. Dominar este ambiente é necessário para qualificação e adequação dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.

por FERDINAND SILVA -
Infelizmente não tive como assistir a live do dia 25/11, de forma síncrona...Porém assisti de forma assíncrona... e até o momento, não tenho nenhuma dúvida sobre o curso, pelo contrário, só tenho elogios pela iniciativa. Estou muito grato por poder enriquecer minha carreira profissional com esse curso. Sei que o mesmo enriquecerá muito minha prática docente, tanto de forma digital como presencial.

por Marcilene Rodrigues -
Fiquei muito satisfeita! Enfim, muito obrigada pela oportunidade de aprendizagem gratuita! Venho adquirindo muitas informações para meu artigo de conclusão da minha especialização com o curso de vocês! Indico o curso a cada um que esteja interessado em aprender a apresentar devidamente suas ideias para o mundo.